quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ode às filas

Sou Paulistano. Sabe aqueles que vem acompanhados de um chopp e dois pastéis, mew? Sou desses mesmo.

E como bom paulistano que sou adoro uma fila. Elas sempre soam tão excitantes e sempre vão te levar a alguma coisa que será muito interessante, mesmo que seja para retirar uma mini torrada com um patê novo.

Hoje eu fui em um lugar que faz uma grande homenagem às filas: o Poupa-tempo da Sé. Para quem não sabe, paupa tempo é um lugar imenso em que você tira todos os documentos possíveis, e a Sé é o centro de SP. Fui renovar minha carteira de motorista.

Acordei cedinho, peguei a fila de bilhetes do metrô.

Foi simples, até que chatinha. Nada de velhinhas malucas tentando entrar na minha frente, muito menos de familias com crianças sem saber se eles ainda tinham idade para não pagar a viagem.

Mas ao chegar naquele templo já começo a ficar feliz: nenhuma fila tinha menos do que 10 pessoas. Muitas pessoas sentadas com suas senhas, mais umas centenas em pé sempre esperando a boa (má) vontade dos nossos atendentes sempre tão simpáticos!

Primeira fila: 10 minutos até descobrir que eu deveria ter tirado xerox de uns documentos. E lá vou eu para a fila de xerox.

Depois, volto para a primeira fila, onde a mulher apenas coloca um clips nos meus papéis e me encaminha para uma segunda fila.

É onde a emoção aumenta. Ficar sentado segurando um pedaço de papel, ao lado de muitas outras pessoas. Mas fale a verdade, aonde mais, além de uma fila, você vai conseguir jogar seu tetrix de celular?

Quando chega  a hora da sua senha é uma comemoração! Dá vontade de gritar “Bingo” e você passa por todas aquelas pessoas que – ainda esperam – com um sorriso na cara. mostrando que você é o B1070 e vai para o balcão 16.

Este atendente, por sua vez, canta musiquinhas que eu nunca tinha imaginado que pudesse existir. Ele digita seus dados no computador. E te manda para a fila do banco, e diz que depois que pagar tem que ir até mais uma fila e entregar tudo junto.

A fila do banco é a mais maluca. Todas as pessoas tem que pagar para tirar documentos, e só existe um banco. E todas vão para o mesmo lugar. É uma emoção, e o único momento em que penso que poderia ter mais de 65 anos ou que carregar uma criança pode ser uma boa opção.

Na última fila.. Bem, também não teve a menor graça, foi super rápido e em 5 dias úteis tenho a minha carta nova chegando pelo correio.

Saindo do metrô olho para as filas dos ônibus que posso pegar para descer em casa.. Mas não sou obrigado, pego um taxi e fico muito mais feliz!

 

(texto chato, i know.)

Nenhum comentário: